Efeito Uber reduz preços, mas leva motorista a trabalhar por quase 24h
Rafael Balago de São Paulo - Folha SP
Há um ano, o paulistano tinha basicamente duas opções na hora de pedir um carro nas ruas: táxi ou Uber? O cenário mudou. E rápido. Além da chegada de novatos no mercado, os serviços se multiplicaram. Com poucos cliques no celular, é possível chamar de mototáxi a modelos blindados. E toda essa disputa entre as empresas gerou um efeito que chegou ao bolso de quem está na ponta: os clientes.
O trajeto entre o largo Santa Cecília e a avenida Paulista, na região central, custa cerca de R$ 15 no táxi. No UberPool, em que desconhecidos compartilham a viagem, sai por R$ 7,68 -pouco mais de dois bilhetes do metrô.
Para reagir à concorrência gerada por novatos, apps ligados aos táxis tradicionais apostam em promoções com descontos de até 30%. "Ao fazer mais corridas, mesmo que por um valor menor, os taxistas ganham mais no fim do dia", afirma Pedro Somma, diretor de relações institucionais do aplicativo 99.
"Não há limite para a queda de preço nem de motoristas parceiros", diz Guilherme Telles, CEO do Uber no Brasil. "Com mais gente dirigindo, os carros chegam mais rápido e mais pessoas usam."
O Uber faz forte campanha para atrair condutores, como um bônus de R$ 700 para quem indicar outro motorista. Para se cadastrar, não é preciso nem carro: basta enviar pela internet cópia da CNH que tenha a frase "exerce atividade remunerada" e um atestado de antecedentes criminais com "nada consta".
É possível cadastrar o veículo de outra pessoa ou alugar um. A liberação para fazer corridas é feita sem entrevista ou treinamento -há palestras e vídeos para tirar dúvidas.
4 Comentários
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Concorrência... Nada mais saudável para um mercado que a competição. continuar lendo
Certamente, meu caro! Porém, deve haver regulação, para evitar conflitos e atitudes desleais. Abraços! continuar lendo
Ao contrário Giordano, não vejo motivo para regulamentação. É preciso haver algumas regras? Talvez, mas acredito que o direito do consumidor seja o suficiente. Veja as teles e bancos que são altamente regulamentados e me diga: de que serviu a alta regulamentação além de dificultar a entrada de concorrente? Precisamos deixar os concorrentes disputar o cliente e o Estado apenas exigir que o prometido seja cumprido. Atitudes desleais são resolvidas com o CDC (que, diga-se, é péssimo em punir empresas). continuar lendo
Burocratização = Tarifas + impostos + dinheiro no bolso de cartolas
A soma de tudo isso igualaria o valor cobrado no TAXI quem iria querer apostar no aplicativo ? continuar lendo